Como escolher um cruzeiro marítimo! Dicas para sua viagem de navio

Escolher um cruzeiro

Cruzeiros com certeza é uma ótima experiência para quem ama viagens. Hoje temos várias opções com vários roteiros e com certeza já o planejamento se torna uma diversão, imaginar-se conhecendo lugares inesquecíveis. Mas com tantas opções que escolher uma opção e pensar nos detalhes pode se tornar um grande estresse e por isso estamos aqui para te ajudar a escolher um cruzeiro!

Como é um cruzeiro?

Para a maioria das pessoas a experiencia de fazer uma viagem destas é a melhor possível. Existem opções para casais, solteiros onde a paquera rola solta inclusive especiais para o público GLS e tematizados. É tranquilidade, mordomia, boa comida, boa bebida, piscina, paisagens, novas amizades, um tempo para ler, descansar e curtir. O luxo do lugar é a tranquilidade para conhecer vários lugares sem se preocupar com malas que tornam a viagem inesquecível.

Mas antes de começar arrumar as malas vamos considerar algumas dicas que podem te ajudar a escolher um cruzeiro e fazer sua próxima viagem.

DICAS PARA ESCOLHER UM CRUZEIRO

Pra onde você quer ir?

Questão importante a considerar antes de qualquer preparativo para escolher um cruzeiro dos sonhos. As companhias de cruzeiro oferecem opções em quase todo o mundo com os mais diversos itinerários. Tenha em mente o que gostaria de fazer:

  • Ficar no país ou conhecer outros territórios;
  • Praias paradisíacas ou destinos históricos e culturais
  • Natureza ou cidades
  • Frio ou calor
  • Destinos “normais” ou exóticos e diferentes da sua realidade
  • Montanhas, fiordes e geleiras ou praia, sol e águas cristalinas

Existem roteiros que casam várias opções e tornam sua viagem indescritível. Vale a pena gastar algumas horinhas e conhecer as várias opções disponíveis nos sites que oferecem cruzeiros. Viagens que saem de portos fora do Brasil tem custo adicional das passagens de avião até o porto de embarque sem contar o passaporte e visto para aquele país em que irá embarcar.

Navios maiores e mais modernos jogam menos. As grandes embarcações de construção mais recente possuem estabilizadores que ajudarão evitar que o enjoo do mar atrapalhe seu passeio.

Quando e quanto tempo quer viajar?

Lembrando que em temporadas as chances de se ter navios e pontos de desembarque lotados são maiores como qualquer viagem e turismo, se pretende viajar final do ano e réveillon já vai se preparando com multidões e preços mais salgados. Vale lembrar que ao escolher um cruzeiros depende muito do clima no país e talvez aquele cruzeiro que deseja não estará disponível quando desejar. De uma boa pesquisada pois os navios trocam de continente para aproveitar o verão em outros países.

Sobre o tempo de viagem depende muito do que espera de seu cruzeiro. Se for sua primeira viagem talvez seja interessante um mini cruzeiro de 4 dias para ter uma ideia de como é. Algumas pessoas odeiam cruzeiros e caso você seja uma dessas pessoas considere começar com um pacote menor. Depois de estar dentro do navio é muito difícil sair e abandonar se caso se sentir desconfortável. Há quem prefira viagens longas. Então pense bem neste detalhe

O navio ou os portos de parada são mais importantes?

Escolher um cruzeiro

Os cruzeiros fazem várias paradas em portos durante a viagem e é importante saber se deseja ficar mais tempo dentro do navio curtindo as dependências ou se quer visitar mais lugares. Muita atenção ao escolher um cruzeiro e saber se ficará mais tempo navegando do que em paradas. Por mais que os navios sejam magníficos, os destinos também são muito importantes. Atenção ao tempo em cada destino, algumas companhias colocam várias paradas de 4  a 6 horas em um mini cruzeiro e impossibilita conhecer as cidades e praias com conforto e calma.

Principais cruzeiros marítimos

  • Cruzeiros marítimos pela costa Atlântica da América do Sul

Partem do Rio de Janeiro ou de Santos e em direção ao nordeste do Brasil. Outros cruzeiros marítimos vão até Buenos Aires ou contornam a costa sul-americana pelo Cabo Horn, subindo a costa do Pacífico.

  • Cruzeiros marítimos pelo Caribe

O Caribe é um dos tradicionais roteiros dos cruzeiros marítimos. Golfo do México, Bahamas, Jamaica, Saint Martin e Aruba estão entre os destinos mais procurados.

  • Cruzeiros marítimos pela Polinésia Francesa

Bora-Bora, no Tahiti, Polinésia Francesa, em especial, é um sonho. Cruzeiros marítimos saem de Papeete, capital do Tahiti e fazem escala em Bora-Bora e em outras ilhas paradisíacas do Pacífico.

  • Cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo

(Ilhas gregas, Turquia, Egito, Marrocos, Tunísia, Malta, Itália, Croácia)

  • Cruzeiros marítimos pela Ásia

Navegam pela costa da Tailândia, com escala obrigatória em lugares como Bangkok, Phi-Phi Island, Koh Samui (verdadeiros paraísos tropicais!), na Tailândia, Bali, na Indonésia e outros destinos turísticos de primeira grandeza.

  • Cruzeiros marítimos transoceânicos 

São travessias do Brasil para a Europa e vice-versa em final de estação por lá ou por aqui. Há longos dias de navegação mas esses cruzeiros costumam parar nos portos do Mediterrâneo e no Nordeste Brasileiro.

Como escolher a cabine no navio

  • Cabine Interna

As cabines internas não possuem janelas e estão localizadas na parte interior do navio. Por este motivo, costumam também ser mais baratas do que as demais e também menores. Elas são mais adequadas para quem pretende passar bastante tempo aproveitando as atividades do navio e preferir voltar ao quarto apenas para descansar.

  • Cabine Externa

As cabines externas costumam ser muito parecidas com as internas, sendo a principal diferença a vista para o mar por meio de uma janela que, dependendo do navio, pode ou não ser aberta. Estas acomodações costumam ficar na parte mais inferior do navio e algumas companhias possuem subcategorias de cabines externas com diferentes preços, tamanhos e instalações.

  • Cabine com Varanda

As cabines externas com varanda possuem uma sacada privada para que os passageiros possam curtir a brisa do mar.  Em alguns navios, espreguiçadeiras, cadeiras ou mesas deixam este espaço ainda mais aconchegante. O tamanho da varanda varia de acordo com o navio e também com a posição dela no navio. Geralmente, as que estão localizadas nas “esquinas” do navio são um pouco maiores que as demais. As cabines desta categoria também costumam ser maiores que as internas e externas e, por serem mais confortáveis, costumam ser um pouco mais caras.

  • Suíte

cabine cruzeiroA suíte é categoria de cabines que mais assegura o conforto de seus passageiros.  A principal diferença entre uma suíte e uma cabine com varanda está no tamanho, nas instalações e no fato de que algumas companhias oferecem alguns privilégios aos passageiros desta modalidade. Os quartos costumam ser mais espaçosas, possuir um pequeno lounges com sofás, varanda, cama king size e, em alguns casos, banheira. Em alguns navios, as suítes estão localizadas em áreas privilegiadas do navio, como nas partes mais altas que são mais silenciosas e de onde a vista é ainda mais bonita. As suítes são geralmente recomendadas para famílias ou para 2 ou mais casais, pois são espaçosas e possuem quartos separados.

Se desejarem posso fazer um post com várias dicas de como escolher a cabine ideal em um cruzeiro. Existem muitas informações que podem ser consideradas.

Restaurantes, Café e Bares nos Cruzeiros.

Restaurante Navio

Para alguns cruzeiro pode significar ser bem servido com muita comida. Todas as refeições estão incluídas nos cruzeiros marítimos deixando apenas as bebidas sendo cobradas a parte, alguns pacotes oferecem descontos ou toda bebida inclusa mas é interessante considerar se vale a pena.

Os restaurantes funcionam por turnos e você será sempre atendido pela mesma equipe no mesmo horário. Atenção aos horários e não pegar um turno que não estiver com fome ainda. Além dos restaurantes, os navios têm grandes lanchonetes e cafés abertos durante longos períodos ou o tempo todo e sempre tem algo para comer a qualquer hora do dia!

Espero que tenham gostado do post e ajudado a escolher um cruzeiro que combina com você.

Fala pra gente nos comentários onde será seu próximo cruzeiro e se tiver alguma duvida quem sabe não rola um post sobre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.