Bagagem de avião e tudo que precisa saber para sua primeira viagem.

Primeira viagem de avião deixa a gente todo nervoso, ansioso e preocupado. Aeroporto, muitas pessoas só entram no aeroporto e conhecem este lugar na primeira viagem e imagina se o nervosismo e ansiedade não aperta. E já pensou na sua bagagem de avião?

Vou tentar ajudar vocês e prepará-los para a primeira viagem.

Bagagem de avião. Quais os tipos e o que posso levar?

Existem dois tipos de bagagem de avião a mala de mão e a mala grande que pode ser despachada. A Mala de mão deve ter no máximo 5 kg e nela você leva o que irá precisar durante a viagem. Na bagagem de mão não são permitidas objetos cortantes (Facas, estiletes, canivetes etc) inflamáveis (isqueiro, spray aerosol, alcool) e frascos com mais de 100ml de qualquer líquido (que não seja inflamável claro), mas é possível levar vários frascos. Procure levar seus eletrônicos como computadores e celulares na mão também para maior segurança.

Várias das coisas que não são permitidas na bagagem de mão podem ser despachadas com a bagagem grande.

Bagagem grande deve ser despachada, nela o importante é não passar dos 23 kg (é interessante se informar quando comprar sua passagem, este peso varia de acordo com aeronave, voo doméstico ou internacional ou pela própria empresa aérea). Dica muito importante, não use malas frágeis e bonitinhas fáceis de quebrar, pessoal que trabalha nos aeroportos não são famosos pelo carinho com as mala quando você não esta vendo.

Detalhe, algumas empresas no exterior não permitem mais de uma mala mesmo que as duas não excedam o limite permitido. Isso pode trazer alguns problemas principalmente se estiver indo em uma viagem internacional, pra ir talvez as regras não sejam as mesmas para voltar. Tome cuidado para não ter dores de cabeça.

Não seguindo as regras ou extrapolar no peso ou quantidade as empresas podem cobrar taxa por exceder limites de peso e quantidade e esta taxa não é barata.

Posso levar meu animal de estimação?

Depende de cada empresa aérea não tendo uma regra geral. Procure s informar com a empresa no ato da compra da passagem. Se for possível o animal deverá ser transportado dentro de compartimentos próprios para animais para não causar desconforto aos passageiros e ao animal. Além disso, é preciso apresentar atestado de sanidade do animal, fornecido pela Secretaria de Agricultura Estadual, Posto do Departamento de Defesa Animal ou por médico veterinário. O transporte também pode ser feito no compartimento destinado a carga e bagagem (sim, tem que despachar o bichinho!). Como o peso do animal não poderá ser incluído na franquia de bagagem do passageiro, será cobrado um valor adicional.

Que horas chego no aeroporto?

Então, aconselhável chegar 2 horas antes para viagens domésticas (dentro do brasil) e 3 horas para internacionais. Este tempo é ideal para poder fazer todos os procedimentos e esperar o voo sem correria. (Imagina ter de ficar correndo na sua primeira viagem).

Procure pelo balcão de embarque da companhia aérea em que irá viajar. Fazer o check-in consiste simplesmente no ato de se apresentar com o documento de identificação. Se possível, leve o bilhete da passagem aérea emitido no momento da compra (chamado também de e-ticket). Facilita e agiliza este processo e deixa o atendente feliz. 🙂

checkin

Você deve entregar a mala grande no check-in. Ela será pesada, identificada e despachada. O funcionário lhe entregará o cartão de embarque com informações sobre o seu voo. Guarde bem este papel, pois ele garante sua entrada no avião.

Lembre-se de fazer uma marca, amarrar um laço ou qualquer coisa para identificar sua mala, será mais fácil para pegar no outro aeroporto.

Depois disso é só ir no salão de espera, existe um para voos domésticos e outro para voos internacionais.

Pegando minha bagagem de avião de volta.

Bagagem de avião

Ao chegar ao destino final, você deve ir até a área de desembarque e procurar pela esteira assinalada com o número do seu voo. É lá que você pegará sua bagagem. Na dúvida, basta seguir as pessoas de seu voo. Fique de olho até aparecer a sua mala e confira, antes de pegá-la, se é mesmo a sua. Não se preocupe se não conseguir pegar sua bagagem na primeira vez, pois ela passará de novo.

Se sua mala esta quebrada ou aberta, faça reclamação imediatamente com a empresa aérea. Eles irão cuidar do assunto e talvez até lhe ressarcir mas não deixe para depois.

Farei mais posts sobre viagem, dicas, o que fazer o se precaver.

 

Qualquer dúvida visitem os sites da Infraero: www.infraero.gov.br ou ANAC: www.anac.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.